Com a elevação dos níveis de ácido úrico no sangue, pode acontecer a formação de cristais nas articulações, o que chamamos de gota. Além disso, pode causar também pedras nos rins, além de insuficiência renal. Mas o que é essa substância?
Ácido úrico, o que é?

Trata-se de uma substância química que é produzida por meio da decomposição da purina, uma substância que está presente em alguns alimentos, como é o caso das sardinhas, fígado e anchovas, por exemplo.O consumo, no entanto, segundo estudos, não aumenta os riscos de desenvolver gota, pois a substância desse tipo, presente nesses alimentos, atua de forma diferente no organismo.

A substância é naturalmente produzida pelo corpo após a utilização da purina pelo organismo. Uma parte da substância chamada de ácido úrico é eliminada, enquanto a parte permanece no sangue.

Os níveis podem mostrar-se elevados devido o aumento considerável na produção, ou porque há baixa eliminação, ou ainda por meio da interferência do uso de determinados medicamentos.
O que fazer para prevenir?

Consuma bastante água, pois isso ajuda o corpo a eliminar o ácido, e adote uma alimentação saudável, sem muitos alimentos industrializados. Os portadores do distúrbio devem evitar estresse físico, uso de diuréticos e anti-inflamatórios e também evitar o consumo dos alimentos ricos em purina.
Redução dos níveis de forma natural
Ácido úrico, o que é?  O que fazer para prevenir?
Existem algumas formas de reduzir a concentração no sangue somente com a alimentação, confira:
Alimentos ricos em potássio
Comece a consumir mais alimentos ricos em potássio, pois essa substância ajuda a prevenir a formação dos cristais, uma vez que ajuda os rins a eliminar o ácido úrico. Entre os alimentos ricos em potássio encontramos bananas, vegetais de folhas verdes, abacate, uva-passa, morango, entre outros.
Consuma cerejas
Inserir as cerejas na alimentação ajudará muito na solução do problema, pois as cerejas são medicamentos naturais contra a gota, contendo substâncias anti-inflamatórias que podem ajudar na redução também do ácido úrico.
Carboidratos complexos

O consumo de carboidratos complexos ajuda o organismo de uma forma geral.
Limite o consumo de purina
Para os adultos, a quantidade média de ingestão de purina diária deve ser entre 600 e 1000 mg, e aqueles que têm problemas com gota devem comer entre 100 e 150 mg. Evite alimentos como anchovas, fígado, coração, e outras carnes de órgãos, pescados e sardinhas, tortas, pastéis, entre outros.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã, apesar de não haver comprovação, ajuda na redução do ácido úrico no organismo. Indica-se consumir duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água, duas vezes ao dia.


Atenção: é importante sempre consultar um médico antes de se automedicar ou de mudar a alimentação.