Spirulina, uma alga verde-azulada, é um superalimento em qualquer definição. Ela tem sido usada desde o século XVI pelos astecas e norte-africanos. Mais tarde, foi redescoberta pelos franceses, que mais tarde abriram a primeira fábrica de processamento da spirulina em 1969, e logo depois no Japão, Tailândia, Califórnia e Havaí. Seus benefícios nutricionais são impressionantes e vastos, tornando-se um alimento inestimável, especialmente para vegetarianos, veganos, anêmicos, diabéticos e para aqueles que não conseguem ingerir nutrientes suficientes em sua dieta devido à economia ou 
A spirulina não é uma planta marinha, mas é encontrada principalmente em lagos de água doce e prospera em águas muito quentes que é 30 a 44 graus Celsius. Há mais de quarenta mil variedades, que só precisam de um pouco de água e um pouco de sol para crescer. Ela é capaz de crescer sozinha e não em uma fazenda com a ajuda de humanos. Depois que cresce, é colhida e transformada em uma pasta grossa e depois seca. Em seguida, é embalada em um pó ou transformada em um comprimido ou granulada para que possa ser colocada em cápsulas.

A spirulina contém uma grande quantidade de proteínas, vitaminas e minerais. É cerca de 60 a 70% de proteína, que é maior grama por grama do que a carne vermelha e soja. Ela também contém todos os aminoácidos essenciais, o que a torna uma proteína completa; isso não é muito comum em alimentos vegetais. Ela contém uma grande quantidade de vitamina B12, a qual é muito difícil de encontrar em outros alimentos vegetais. Essa é uma das razões pelas quais a spirulina é uma ótima opção para os vegetarianos. A spirulina é muito rica em ferro, a qual é a deficiência mineral mais comum. A spirulina também contém cálcio, magnésio e vitaminas A, B, C, D e E. Devido à sua capacidade de suportar altas temperaturas, ela é capaz de reter seu valor nutricional durante o processamento e o armazenamento em prateleiras. Muitos outros alimentos vegetais irão deteriorar a estas temperaturas. Ela contém apenas 3.9 calorias por grama e ainda tem todos esses grandes benefícios.S

A spirulina é conhecida por aumentar a energia. Também pode ser útil para ajudar os diabéticos a controlarem seus desejos por comida, o que resultaria na diminuição da ingestão de insulina. Ela também tem sido usada para ajudar na perda de peso/tratar a obesidade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, febre do feno, estresse, ansiedade, fadiga, depressão e síndrome pré-menstrual. Ela também pode ajudar com o alcoolismo, herpes, artrite e câncer. Apenas 2 a 3 gramas por dia podem ter grandes benefícios para a saúde.

A mulher que está grávida ou amamentando deve primeiro consultar o seu médico antes de adicionar a spirulina à sua dieta. Além disso, não ela deve ser usada por qualquer pessoa que possa ter doenças auto-imunes, como esclerose múltipla (EM), lúpus, artrite reumatoide (AR) e pênfigo vulgar; porque pode fazer com que o sistema imunológico se torne mais ativo, podendo aumentar os sintomas dessas doenças. Também deve ser evitada por qualquer pessoa que tenha fenilcetonúria, um distúrbio metabólico em que o corpo não pode metabolizar a fenilalanina, uma vez que a spirulina contém fenilalanina e pode piorar a fenilcetonúria.

Tente colocar um pouco no seu smoothie ou até mesmo colocar um pouco no smoothie de frutas de seus filhos. Você também pode salpicar um pouco em saladas para um aumento de proteína.

Fontes:
– Natural News: Spirulina – Packed with protein, B12 and iron
– Spirulina World: Spirulina: Health Food of the Future?
– Medicine Plus: Blue-Green Algae